EVENTOS SUSTENTÁVEIS

Mundo de Ideias > Blog > Veja nossas dicas sobre como receber bem estrangeiros para um evento

Blog


12 de janeiro de 2015

Veja nossas dicas sobre como receber bem estrangeiros para um evento

Promotoras para eventos

O Brasil está virando uma referência mundial em diversos aspectos. A realização de eventos de renome internacional e a valorização de nossa cultura e maravilhas naturais vêm atraindo um sem número de investidores e de homens de negócio interessados em colocar seu capital por aqui. Porém, como sabemos, os costumes variam de local para local e um gesto inofensivo para nós pode soar como uma ofensa para determinados povos e colocar por água abaixo as chances de fechar uma bela parceria. Quer saber como não correr esse risco? Leia o texto a seguir e veja nossas dicas sobre como receber bem estrangeiros para um evento.

Faça bem o seu papel

Ao receber alguém, você está exercendo um papel de destaque e seus convidados esperarão de você uma postura de liderança. E o líder é, primordialmente, um solucionador de problemas. Você deve se informar sobre os costumes do local de origem de cada um, fazer de tudo para deixá-los à vontade e orientar seus subordinados e pares a não cometerem gafes.

Seja pontual

Não há erro mais óbvio que se atrasar ao receber pessoas de outros países. Em locais como a Inglaterra e Austrália, isso pode ser considerado uma falta de respeito tremenda e assim abalar as chances de fechar negócio. Procure chegar 15 minutos antes, inclusive para poder recebê-lo e demonstrar que se importa com o momento e a presença dele(s).

Seja equilibrado

Mesmo que você siga todas as regras do protocolo, imprevistos poderão surgir. Em momentos difíceis ou embaraçosos, mostre equilíbrio e tente contornar a situação, sempre com maturidade e elegância. Agressividade ou, pior ainda, tentar demonstrar superioridade, são erros fatais em diversas culturas e podem ser considerados atos de arrogância e despreparo.

Comporte-se à mesa

Não tem jeito: cada localidade tem suas regras para comer e durante as refeições você vai precisar conhecê-las para não agir errado nem se surpreender com as atitudes dos seus recepcionados. Isso para não dizer da grande variedade de sabores e nuances de cada cozinha, que devem levá-lo a escolher com cautela se a reunião marcada por você for em um restaurante. Algumas características são bem simples: italianos, por exemplo, comem a massa antes da salada, oposto do que fazemos por aqui. No Japão, cuja cozinha julgamos conhecer tão bem pelos diversos restaurantes “japoneses” que temos por aqui, fique sabendo que peixe e legumes sempre são acompanhados de arroz. No México e na Espanha, o almoço é uma refeição bem farta e precisa ser seguida de um período de sono, a sesta. Portanto, os jantares costumam ser bem tarde. E na Europa, o café da manhã é rápido, enquanto nos Estados Unidos é uma refeição bem completa.

Cuidados específicos

Os chineses têm ampliado bastante sua relação comercial com o Brasil. Por essa razão, é bom conhecermos bem suas características, pois esse povo tem cultura bem distinta da nossa. Numa reunião, por exemplo, evite criticar alguém. Eles consideram isso um ato de falsidade e perderão completamente a confiança em negociar com você. Também é altamente contraindicado demonstrar pressa: nas culturas orientais paciência é uma virtude e pressa é sinal de desrespeito. Para completar, evite contato excessivo: ao contrário dos brasileiros que amam se tocar e dar abraços, chineses tendem a ser mais reservados e no máximo apertam as mãos sem muita energia.

Com essas dicas, você vai receber seus convidados com maestria e não terá problemas em ter parceiros comerciais vindos do exterior. O bom senso é fundamental, mas é preciso um pouco de pesquisa para não desagradar hábitos culturais tão enraizados. Tome cuidado, haja com sabedoria e feche bons negócios!

 

Postado em: ,

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios.

Nenhum comentário para “Veja nossas dicas sobre como receber bem estrangeiros para um evento”


ACOMPANHE

Facebook Instagram Linked in

FALE CONOSCO

  • contato@mundodeideias.com

  • +55 31 3665-2434

  • +55 31 98823-0162

ASSINE NOSSO EMAIL MARKETING