Mundo de Ideias > Blog > Veja nossas dicas sobre como receber bem estrangeiros para um evento
Blog
Veja nossas dicas sobre como receber bem estrangeiros para um evento

O Brasil está virando uma referência mundial em diversos aspectos. A realização de eventos de renome internacional e a valorização de nossa cultura e maravilhas naturais vêm atraindo um sem número de investidores e de homens de negócio interessados em colocar seu capital por aqui. Porém, como sabemos, os costumes variam de local para local e um gesto inofensivo para nós pode soar como uma ofensa para determinados povos e colocar por água abaixo as chances de fechar uma bela parceria. Quer saber como não correr esse risco? Leia o texto a seguir e veja nossas dicas sobre como receber bem estrangeiros para um evento.
Faça bem o seu papel
Ao receber alguém, você está exercendo um papel de destaque e seus convidados esperarão de você uma postura de liderança. E o líder é, primordialmente, um solucionador de problemas. Você deve se informar sobre os costumes do local de origem de cada um, fazer de tudo para deixá-los à vontade e orientar seus subordinados e pares a não cometerem gafes.
Seja pontual
Não há erro mais óbvio que se atrasar ao receber pessoas de outros países. Em locais como a Inglaterra e Austrália, isso pode ser considerado uma falta de respeito tremenda e assim abalar as chances de fechar negócio. Procure chegar 15 minutos antes, inclusive para poder recebê-lo e demonstrar que se importa com o momento e a presença dele(s).
Seja equilibrado
Mesmo que você siga todas as regras do protocolo, imprevistos poderão surgir. Em momentos difíceis ou embaraçosos, mostre equilíbrio e tente contornar a situação, sempre com maturidade e elegância. Agressividade ou, pior ainda, tentar demonstrar superioridade, são erros fatais em diversas culturas e podem ser considerados atos de arrogância e despreparo.
Comporte-se à mesa
Não tem jeito: cada localidade tem suas regras para comer e durante as refeições você vai precisar conhecê-las para não agir errado nem se surpreender com as atitudes dos seus recepcionados. Isso para não dizer da grande variedade de sabores e nuances de cada cozinha, que devem levá-lo a escolher com cautela se a reunião marcada por você for em um restaurante. Algumas características são bem simples: italianos, por exemplo, comem a massa antes da salada, oposto do que fazemos por aqui. No Japão, cuja cozinha julgamos conhecer tão bem pelos diversos restaurantes “japoneses” que temos por aqui, fique sabendo que peixe e legumes sempre são acompanhados de arroz. No México e na Espanha, o almoço é uma refeição bem farta e precisa ser seguida de um período de sono, a sesta. Portanto, os jantares costumam ser bem tarde. E na Europa, o café da manhã é rápido, enquanto nos Estados Unidos é uma refeição bem completa.
Cuidados específicos
Os chineses têm ampliado bastante sua relação comercial com o Brasil. Por essa razão, é bom conhecermos bem suas características, pois esse povo tem cultura bem distinta da nossa. Numa reunião, por exemplo, evite criticar alguém. Eles consideram isso um ato de falsidade e perderão completamente a confiança em negociar com você. Também é altamente contraindicado demonstrar pressa: nas culturas orientais paciência é uma virtude e pressa é sinal de desrespeito. Para completar, evite contato excessivo: ao contrário dos brasileiros que amam se tocar e dar abraços, chineses tendem a ser mais reservados e no máximo apertam as mãos sem muita energia.
Com essas dicas, você vai receber seus convidados com maestria e não terá problemas em ter parceiros comerciais vindos do exterior. O bom senso é fundamental, mas é preciso um pouco de pesquisa para não desagradar hábitos culturais tão enraizados. Tome cuidado, haja com sabedoria e feche bons negócios!
Nenhum comentário para “Veja nossas dicas sobre como receber bem estrangeiros para um evento”