EVENTOS SUSTENTÁVEIS

Mundo de Ideias > Blog > Eventos Corporativos > Como calcular o buffet para o meu evento corporativo?

Blog


16 de dezembro de 2014

Como calcular o buffet para o meu evento corporativo?

R247_C059_0206I5

Em eventos corporativos, o buffet deve ser o mais funcional possível. Comes e bebes saborosos trazem ótima impressão, mas as pessoas estão ali para trabalhar. Portanto, deve-se evitar comida que faça bagunça, deixe muitos farelos ou exija muito trabalho para comer – ninguém quer sujar o terno. Saiba um pouco mais sobre o buffet de eventos corporativos e garanta que o seu seja um sucesso.

Os tipos de serviço

Todo buffet se classifica em uma de três categorias, definidas pela forma de entrega dos itens.

Americano:

É o mais parecido com nossos restaurantes self-service e o mais comum em eventos corporativos e acadêmicos, como congressos, palestras e exposições. Os comes e bebes ficam dispostos em uma ou mais mesas e cada convidado se serve à vontade, em pé ao redor delas;

À francesa:

É o sistema em bares e nos restaurantes tradicionais, usado em almoços corporativos de maior formalidade, como cerimônias de homenagem e palestras de convidados ilustres. Os convidados ficam sentados e os garçons vêm à mesa servi-los. Nos eventos mais chiques existe um pequeno menu – a salada ou entrada fica na mesa e depois os garçons entregam prato principal e até sobremesa.

Coquetel:

Também chamado “volante”. Os convidados ficam de pé e garçons passam por eles com bandejas. É fundamental oferecer canapés e mini porções porque as pessoas comem em pé, por vezes, com uma só mão. É o melhor sistema para encorajar o networking, porque as pessoas não precisam se afastar para pegar comida nem ficam todas “presas” perto das mesas. Em eventos corporativos muito chiques, o coquetel precede o almoço ou jantar à francesa, ou seja, usam-se os dois sistemas.

Sem erros de cálculo

Para não deixar ninguém com fome nem desperdiçar comida, valem alguns princípios, de acordo com o perfil dos seus convidados. Em geral, jovens comem mais que os idosos, e homens mais que as mulheres. Por isso, o coquetel da reunião de startups de engenharia deve ser mais bem abastecido que o do congresso das orquidófilas aposentadas. A regra mais importante, claro, é calcular uma margem de erro para cima – melhor sobrar um pouquinho do que faltar. Confira outras regrinhas.

Canapés/Comidinhas

- Para um evento à noite sem jantar, planeje uma média de 15 unidades por pessoa. Arredonde para cima se for coquetel, no qual em geral as pessoas comem mais que à americana.
- Se houver jantar depois, sirva de 7 a 10 unidades por pessoa, e comidas mais leves.
- Se for almoço depois, como este é mais farto e pesado, pense em 3 a 6 unidades por pessoa.

Bebida

- Pense em 3 copos (de 200 ml) ou doses por pessoa para cada 4 horas de evento. Se o evento corporativo dura até 4 horas, são de 400 ml de refrigerante ou suco por pessoa (em um evento matutino ou no inverno) até 600 ml das mesmas bebidas (no verão ou em um ambiente aberto). Acrescente 200 ml de água por pessoa para os que não quiserem beber suco ou refrigerante.
- Já o café você pode jogar bem para cima, porque em eventos de trabalho seu consumo é elevado. Um copinho de café descartável tem 50 ml; dois cafezinhos por pessoa são 100 ml per capita.

Café da manhã

- Cerca de 2 copos de bebida por pessoa (suco, chá, café, etc.).
- De 3 a 5 porções/fatias de fruta por pessoa (ou uma tigela de salada de frutas). Frutas são uma excelente opção: bonitas, coloridas, saborosas e saudáveis.
- Não havendo frutas, de 4 a 5 unidades de salgados, mais 2 a 3 unidades de doce (ex. fatia de bolo) por pessoa; se houver frutas, pode baixar um pouco.

Garçons

No coquetel, 1 para cada 15 convidados; no jantar sentado, 1 para cada 12.

E então, curtiu nossas dicas? Agora conte para a gente: de qual evento você se lembra até hoje pelo coffee break?

Postado em:

Deixe um comentário

Campos com * são obrigatórios.

Nenhum comentário para “Como calcular o buffet para o meu evento corporativo?”


ACOMPANHE

Facebook Instagram Linked in

FALE CONOSCO

  • contato@mundodeideias.com

  • +55 31 3261-7004

  • +55 31 98823-0162
    +55 31 99135-6073

ASSINE NOSSO EMAIL MARKETING